| Você sabe o que é a Herpes Zoster?

14/10/2020

Você sabe o que é a Herpes Zoster?

A Herpes Zoster é uma das doenças infecciosas mais frequentemente vistas em nosso consultório. Popularmente chamada de “cobreiro”, ela é causada pelo vírus varicela-zoster, o mesmo que causa a Catapora. Diferente desta, o herpes zoster não se espalha pelo corpo inteiro, ficando localizado apenas em uma pequena região do corpo. Pode acometer qualquer região, sendo mais grave ao atingir face, olhos, ou qualquer parte da cabeça.

Na verdade, o Zoster afeta um nervo apenas, raramente mais que um. Desse modo, as lesões são pequenas vesículas, bolinhas numa determinada região do corpo. No começo elas não causam tanta dor, mas após um período são desconfortáveis e altamente doloridas.

Tipicamente, a doença acomete pessoas após os 50 anos de idade, mas pode acontecer nos mais jovens, principalmente se o paciente tiver algum problema do sistema imunológico. Reconhecer as lesões precocemente é essencial, pois isso viabiliza que o paciente receba o medicamento antiviral cedo, evitando complicações graves como inflamação cerebral, lesões oculares, entre outras. Medicar cedo e na dose certa previne a complicação mais incômoda da doença: a dor crônica após o herpes zoster, denominada de Nevralgia. Esta dor por vezes é incapacitante, e demanda procedimentos médicos como anestesias, aplicação de adesivos e uso de múltiplos analgésicos, os quais têm eficácia limitada.

Na presença de lesões suspeitas, procure imediatamente seu médico ou entre em contato com nossa clínica. A Vivasse lhe proporcionará atendimento precoce, diagnóstico e tratamento corretos, além de orientação aos familiares. Caso você tenha mais de 50 anos de idade e saúde em dia, entre em contato conosco, pois temos uma orientação pronta para você evitar a doença, com informações e a prescrição da vacina que previne o Herpes Zoster. Essa, sem dúvidas, é a melhor alternativa para evitar esse agravo tão debilitante à sua saúde.

Então lembre-se, em caso de lesões de pele, entre em contato. O tratamento é muito efetivo quando iniciado nos primeiros três a sete dias. Caso queira se prevenir, agende uma consulta para orientação da vacina. Estamos à sua disposição e prontos para melhor atende-lo.

- Dr. Fábio Lopes Pedro

Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade e com os nossos Termos de Serviço

WhatsApp YourCode WhatsApp Vivasse WhatsApp YourCode WhatsApp Vivasse