| Cuidar de você é nossa especialidade

14/10/2020

Cuidar de você é nossa especialidade

Pensando assim, decidimos compartilhar um tema que carrega as nossas especialidades: Infectologia e Oncologia. Exatamente no Outubro Rosa, o tema escolhido foi HPV (papiloma vírus humano), vírus que tem papel fundamental no desenvolvimento do câncer de colo uterino, entre outros tipos de câncer, e detalhe, não exclusivo das mulheres.

Da parte de Infectologia, cabe ressaltar que este vírus é sexualmente transmissível, e dependendo do tipo pode causar várias lesões, como as verrugas nas regiões genitais e na boca; ou causar lesões cancerígenas nas mesmas localizações, tanto em mulheres quanto nos homens. Aliás, muitos homens que praticam sexo com outros homens adquirem esse vírus através do ato sexual, e desenvolvem as lesões (verrugas ou câncer) na região anal, pênis ou boca. Exposições sexuais sem o uso de preservativo podem levar à contaminação pelo vírus, e a pessoa passar muitos anos sem desenvolver qualquer sintoma.

Existem duas ações preventivas muito importantes: a primeira é vacinação dos jovens, especialmente em idade escolar, antes mesmo de ter suas primeiras relações sexuais. Essa vacinação faz parte do calendário vacinal brasileiro, tanto para meninas como meninos menores de 26 anos de idade. Outras pessoas, em especial portadores do vírus HIV, devem também ser vacinados, mas para isso precisam de uma prescrição médica.

A segunda ação, tão importante quanto a vacinação, é a detecção de lesões iniciais. Esse é o foco de atenção do Outubro Rosa, em especial para que mulheres procurem seu ginecologista e façam o exame preventivo de colo uterino. Detectar precocemente uma lesão facilita demais o seu tratamento, muitas vezes sendo curativo para lesões pré-cancerígenas.

O HPV é uma doença infecciosa, que pode, porém, ser prevenida através do uso de preservativos ou por vacinação, e que pode ser detectada precocemente por exames ginecológicos de rotina. Cabe ressaltar que nossa clinica está preparada para as situações mais delicadas, como diagnóstico e tratamento de um câncer de colo uterino mais avançado, que dependa de quimioterapia ou outras terapias. Na dúvida, sobre vacinação, prevenção ou diagnóstico, agende conosco uma avaliação para obter uma orientação apropriada, até porque cuidar de você é nossa especialidade.

 

- Dra. Vanessa da Silva Rigo e Dr. Fábio Lopes Pedro

Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade e com os nossos Termos de Serviço

WhatsApp YourCode WhatsApp Vivasse WhatsApp YourCode WhatsApp Vivasse